sexta-feira, 29 de abril de 2011

Review Nokia SU-33Wb(Modulo de TV Digital)

Para começar o Nokia SU-33Wb veio junto com o Nokia N85 que ganhei em um evento, que na época eu não tinha como testar o acessório por não ter o sinal digital na cidade, e como agora tem uma emissora por enquanto, pude testar melhor o funcionamento, e por coincidência foi lançado junto o aplicativo para aparelhos S60v5, que nos testes pude incluir o Nokia N97, que são os únicos aparelhos que tinha para testar, então vamos la.
Introdução:
Para quem não conhece, o SU-33Wb é um modulo que capta o sinal do sistema brasileiro de televisão digital, para transmitir diretamente no celular por uma conexão bluetooth. Então fiquem atento, veja se na sua cidade tem o sinal de TV digital antes de obter o acessório, pois só serve para TV digital.
Bateria: 
O acessório vem com uma bateria(BL-5C) de 1020 mAh(3.7V 3.8Wh ), e que pude perceber nos testes, que e tempo de duração dela, deve mesmo chegar a 7 horas de duração, que é como consta nas especificações dele, é mais fácil terminar a bateria do celular primeiro do que do acessório.
Quanto a duração da bateria do celular, imaginem mais ou menos que esteja transmitindo dados via bluetooth e ao mesmo tempo assistindo um filme, vai ter o consumo um pouco maior que isso. Se o sinal não estiver legal, falhando pode ter um consumo ainda maior, pois ai o celular vai tentar fazer busca do sinal.
Software:
O aplicativo é bem simples, fácil de usar, que nele consta opção de zoom, ver a porcentagem da bateria do acessório, ver a intensidade do sinal e frequência do canal, ver a programação do canal(se estiver disponível), troca de canal e busca de canais(sintonizador).
No N85, quando o canal não mostra em tela cheia, é possível colocar em tela cheia. Agora no N97 tem 3 níveis de visualizar, que é tela pequena, grande e tela cheia, mas que em tela cheia fica com a tela meio cortada, por isso recomendo usar a tela grande, que não deixa a desejar.
Uma opção de troca de canal no N85 pode ser feito usando o direcional, aparecendo os canais e fazer a sua escolha. E no N97 basta passar o dedo na tela de um lado para outro(como em fotos), para mudar de canal.
Som e Imagem:
O som vai de acordo com o aparelho, se tiver som bom, vai ficar bom, não tem muito oque falar.
A imagem  do N85 com sua tela OLED, fica muito boa,  não que no N97 fica ruim, pelo contrario, fica bem legal também, mas achei que no N85 fica mais bonita a imagem.
Editado esse paragrafo dia 25/06/10: Eu tinha esquecido de fazer esse teste antes, e ai adiciono essa informação agora.
Fiz o teste conectando o N97 na TV de 21 e 14 polegadas, e na TV de 21″ ficou muito ruim a imagem, e depois fiz o teste em uma TV de 14′” e ficou menos ruim, ou seja, não fica bom, parece vídeo de baixa qualidade, talvez em uma tela de menor polegada ficaria melhor.
Isso porque? Pelo pouco que sei sobre o assunto, é porque esses dispositivos moveis, usa a tecnologia 1Seg(OneSeg), que para melhor entender, funciona em baixa resolução, que é exatamente para tela pequena. Leia sobre 1Seg no Wikipédia. Se alguém souber explicar melhor, fiquem a vontade para isso!
Desempenho:
Pelo que pude constar, tem um consumo de 5MB de RAM quando esta assistindo algum canal, até que esta bom, e não fica tão pesado, da para usar tranquilamente.
Uso simultâneo:
Não da para usar mais de um celular no mesmo modulo, testei aqui com o N97 conectado nele e tentei fazer conexão com o N85 e não consegui, então por isso falo que não da.
Uma outra coisa que vi, é pode deixar o aplicativo de TV aberto e com o canal pegando, e deixar ele em segundo plano que ele continua funcionando, inclusive liguei o player de musica do N97 e tocava musica e escutava o som TV junto.
Transporte:
Achei que pode ser levado para onde quiser sem atrapalhar muito, já que seria um item a mais para levar junto alem do celular, pois ele é leve e fino. Da para carregar ele no bolso sem ter problemas no sinal, claro que estiver em um local que o sinal seja fraco, pode atrapalhar um pouco, alem de deixar no bolso, em dos testes, testei dentro do carro em movimento e deixei ele naquele porta coisas que fica atras do banco da frente do carro(que tem em alguns carros) e eu estava no banco de traz, e funcionou muito bem também.
Disponibilidade e compatibilidade:
O Nokia SU-33Wb por enquanto só esta disponível a venda junto com o Nokia N85, e não tenho informação nenhuma de quando vai ser lançado para a venda o acessório avulso, e muito menos o preço dele.  E a compatibilidade, por enquanto somente os que são mostrado na pagina do acessório, na pagina da Nokia. E o porque não é compatível com outros aparelhos que não aparecem, só a Nokia mesmo para responder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário