sexta-feira, 29 de abril de 2011

Informação/Tutorial: Assinatura e Certificado

Introdução:
Você já se deparou com algum erro quando vai instalar alguma aplicação, erros como “erro de certificado” ou “certificado expirado”? Então ai esta a solução! Basta obter seu certificado e assinar tal aplicação que gera esse erro, e ai é só instalar o aplicativo que foi gerado pelo programas de assinar aplicativos. E perguntam, “como conseguir o certificado?” e “fazer oque com ele?”. Então vamos la!
Algumas notas sobre o certificado
Apos baixar seu certificado, guarde bem, que seja em um lugar seguro, pois se perder, não se consegue fazer o pedido do mesmo IMEI, digo, até antão não sei o procedimento em caso de que IMEI já foi usado. Eu sei que o certificado fica la no site disponível, mas vai que acontece algo e não fica mais disponível, então é melhor ter seu backup.

O certificado é valido por 3 anos, a partir da data que ele foi gerado, então possivelmente daqui 3 anos pode até ser que você já tenha outra celular, que acho que pode se dizer que pode ficar despreocupado com a validade.
Para funcionar corretamente o certificado, apenas use aquele na qual foi gerado para tal IMEI, pois não vai funcionar para outro IMEI, pois esse certificado gerado, é praticamente único. Digo único porque pelo que entendi, cada certificado é feito para um grupo de IMEI, então não é viável ficar testando IMEI dos outros para usar no seu IMEI, pois até achar o certo… longa historia…(digo isso por causa de perda de certificado), essa é causa que falei do backup.
Mas para que serve o certificado?
Ele serve para assinar arquivos unsigned(não assinado), que geralmente vem escrito no nome do arquivo ou no site do desenvolvedor do aplicativo diz, que necessita ser signed(assinado) para poder ser instalado no celular.
Mas como assinar esses aplicativos?
Segue a leitura para saber.
- Como assinar os aplicativos
Assinar aplicativo Symbian com SignSis

Detalhe:
Para conseguir rodar esse programa no computador, é necessário ter instalado o .Net Framework(procure no site da Microsoft ou Google) no computador, caso contrario, ao tentar abrir vai dar mensagem de erro. Se não sabe se já esta instalado, basta rodar a aplicação e ver se da mensagem de erro.
Download do programa para assinar aplicativos:
http://www.4shared.com/file/135328787/753b9c18/SignSiS.html


- Outra forma de assinar
Assinar usando o SignTools 2.2

Download do SignTools 2.2:
http://www.4shared.com/file/135326892/f7c969d8/signtools22.html
—–
Dica:
Mesmo se assinou o aplicativo e deu alguma mensagem de certificado, veja se a configuração no celular, esta de acordo com a imagem abaixo. Para ir nessa tela, vá em: Menu, Aplicativos, Gerenciador de Aplicativos, Opções, Configurações.

—–
Para obter seu certificado visite a área Certificado/Assinatura do blog
http://belinex.wordpress.com/certificadoassinatura

Nenhum comentário:

Postar um comentário