segunda-feira, 11 de abril de 2011

Empresa NetQin Mobile acusada de Ruse, o malware móvel.

NetQin Mobile enviando malwares para celulares Symbian


Empresa NetQin chinesa de segurança é acusada de plantio de malware em novos dispositivos Symbian.

Mobile VirologyNetQin Mobile Inc., alega ser um fornecedor global líder de serviços móveis de segurança, viu-se negando que tenha conspirado para implantar softwares maliciosos em dispositivos Symbian, a fim de enganjar negócios para seu software de segurança móvel que é capaz de remover ele.

A China Central Television (CCTV) informou na semana passada que NetQin secretamente instala um aplicativo malicioso ao lado de seu programa antivírus e, em seguida, pede RMB2 (EUA 0,30 dólares) a fim de limpá-lo.

O aplicativo em questão vem de uma empresa chamada Feiliu e pretende ser uma ferramenta de download, no entanto, provoca uma série de problemas de desempenho em telefones baseados em Symbian.
 
Em um post no blog de CNET da Ásia, terça-feira disse que uma vez que o aplicativo antivírus NetQin foi instalado, ele vai "instalar secretamente" o Feiliu, que é uma ferramenta de download para o telefone. Este, por sua vez, o relatório de um vírus para o usuário antes de solicitar uma RMB2 (EUA $ 0,30), para atualizar o aplicativo antivírus e este para limpar o telefone.

O artigo ZDNet revelou a pré-instalação do Feiliu móvel, quando ativado, baixa quatro arquivos automaticamente e executa-os simultaneamente. Isso faz com que o desempenho do aparelho fique lento. Ao mesmo tempo, previamente instalado os aplicativos de software antivírus ou seria "desativado" ou "excluído", exceto para NetQin, ele observou.

NetQin, líder no mercado de segurança móvel chinês, é o segundo maior investidor na empresa que desenvolveu Feiliu, um fator que aumentou a suspeita sobre o negócio inteiro. Além disso, os co-fundadores da NetQin Feiliu, trabalharam em seu doutorado juntas.
 
Empresas de segurança ocidentais foram rápidas em condenar a estreita relação com NetQin Feiliu, o que inevitavelmente levanta suspeitas sobre o negócio todo inconveniente de plantar as aplicações não solicitadas em celulares antes do carregamento para a sua remoção.

Fundada em Pequim, em 2005 e financiada por empresas líderes de capital como Sequoia, Mayfield e Fidelity, NetQin oferece soluções completas para segurança em dispositivos móveis baseados em plataforma de segurança "Cloud", incluindo anti-vírus, anti-spam, proteção de privacidade e vírus com varredura on-line de serviços, iso para mais de 51 milhões de usuários no mundo. Como líder em segurança móvel, NetQin detém uma participação de mercado de 68% na China e recebeu vários prêmios do setor, incluindo a China 2009 Frost & Sullivan para a Liderança de Mercado Mobile Security.

A ampla parceria acelerou o crescimento do NetQin. A empresa é a única parceira que presta serviço anti-spam para a China Mobile e é um parceiro da China Unicom. Como um parceiro importante para a Nokia, os produtos NetQin são pré-carregados em todos os dispositivos S60 vendidos na China. NetQin trabalha estreitamente com softwares móveis da Huawei e também tem sido reconhecida como um parceiro de platina da Symbian Foundation.


 
Tudo isso certamente parece sugerir que as duas companhias estão traçando uma vez, e estrategicamente, às custas dos usuários de telefones celulares afetados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário